Benefícios da massagem para diminuir a retenção de líquidos


A retenção de líquidos é um grande incômodo para as mulheres, mas com algumas dicas que estimulam a desintoxicação do organismo é possível termos uma vida mais equilibrada e saudável.

beneficios-da-massagem-para-diminuir-a-retencao-de-liquidos

A retenção de líquidos acontece quando há acúmulo de sódio no organismo, quando ficamos numa mesma posição a maior parte do dia, quando ingerimos pouca água, durante os períodos de ovulação, ou, devido a problemas de saúde como complicações renais ou cardíacas, após procedimentos cirúrgicos, pós-parto, cirurgia plástica e, administração de certos tipos de medicamentos.

A massagem pode contribuir para aliviar o estado de inchaço ou retenção de líquidos a partir de seus benefícios.

O tipo de massagem recomendado para este fim é a drenagem linfática. Ela melhora a circulação sanguínea e estimula os gânglios linfáticos a eliminar líquidos, toxinas e resíduos metabólicos de nosso corpo.

Massagem para diminuir a retenção de líquidos no corpo

Os movimentos da drenagem linfática são suaves e alongados. Eles ajudam a desbloquear o sistema venoso, melhoram o sistema imunológico, favorecendo que a pessoa se sinta mais resistente e saudável, atenua as dores nas articulações, dores de cabeça, e até mesmo cólicas menstruais, TPM e depressão.

Alguns tipos de hormônio podem ser liberados através do toque das mãos do profissional em massoterapia, fazendo com que, até mesmo ocorra uma melhora no humor e diminuição do estresse. A glândula hipófise é a responsável pelo estado de analgesia e relaxamento, quando é estimulada atua nos proporcionando tal estado físico e mental.

Emagrecer com a massagem para eliminar a retenção de líquidos

Esteticamente, este tipo de técnica contribui para o tratamento das celulites, reduz medidas físicas em centímetros, e traz de volta o viço da pele. Além disso, a partir da aplicação de cremes ou óleos hidratantes, é possível recuperar o seu brilho natural, e fazer com que pareça mais jovem.

A drenagem linfática também ativa o bom funcionamento do intestino, alivia a sensação de “estômago alto” e pode fazer você se sentir mais confortável numa peça de roupa mais justa.

drenagem-linfatica-massagem

Um grande mito que circula entre os leigos sobre a drenagem linfática é que esta técnica tem o poder de ajudar no emagrecimento. Na verdade, por atuar com a eliminação de líquidos e impurezas, é notável a redução de medidas, porém, esta técnica não atua com redução de gordura corporal. Somente a prática de atividade física e alimentação de qualidade são responsáveis pela redução de gordura.

Dicas de especialista

Rafael Lobo, que é sócio da empresa Conceito Zen que realiza atendimentos de massagem em empresas e especializado em terapias complementares, ressalta que antes de recorrer a este método que contribui muito com a diminuição da retenção de líquidos é extremamente importante que se procure um espaço de massagem com boas indicações e profissionais que realmente tenham especialização na técnica de drenagem linfática.

Ainda segundo Rafael, mulheres grávidas, hipertensos ou com trombose, talvez sejam impedidas de realizarem tal prática, por isso, é indicado procurar um médico para realizar uma avaliação de suas condições e a partir daí procurar um terapeuta especializado na técnica de drenagem.